quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
ATITUDES PARA UMA VIDA MELHOR

No livro de Josué, capítulo 1, a partir do verso 6, encontramos as seguintes palavras do Senhor:
"6-Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7-Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8-Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9-Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares". Josué 1.6-9
Neste breve trecho, encontramos pelo menos sete atitudes que o cristão deve tomar em relação às lutas e provações (Deus estava preparando Josué, pois uma grande luta haveria de ser travada).
- Esforçar-se
Sem esforço total jamais conseguiremos atingir os nossos objetivos; muitas vezes o cansaço vem para nos prostrar e nos forçando a desistir. Quantas vezes iniciamos projetos e paramos no meio do caminho?
- Ter bom ânimo
Sabemos que o desânimo é uma arma poderosa usada por satanás para nos desestimular. O conselho do apóstolo Paulo: "Sede firmes e constantes, .... pois o vosso trabalho não é vão no Senhor".
- Não desviar-se da Lei do Senhor
Ou seja, a Palavra de Deus deve estar permanentemente em nossos corações (ver Salmos 119 versos 1-12). Desviar da Lei do Senhor é retroceder na fé, é negar o sacrifício de Cristo, é desistir de Deus, é desobedecer, é tornar-se um desertor.
- A Palavra do Senhor deve estar na boca e no coração
Às vezes são tantas as tribulações e as provas que nos esquecemos da Palavra de Deus e ficamos falando somente das lutas, das dificuldades e dos problemas. Expressões tais como "tá difícil", "eu não estou suportando mais", "não sei como isto vai terminar", etc, nos impedem de ver e ouvir o Senhor Jesus, que disse: A MINHA GRAÇA TE BASTA! O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA!
- Meditação na Palavra de Deus
Além de ouvir, ler, estudar e memorizar a Palavra de Deus, a meditação nos revela caminhos nunca antes reconhecidos para a prosperidade, porque os problemas se acumulam de tal maneira que "lançam areia em nossos olhos", cegando-nos para visualizarmos as prováveis soluções.
- Não temer
O medo de enfrentar os problemas, os fatos reais, as pessoas envolvidas, muitas vezes nos fazem recuar. Aquele que crê no Senhor sabe que somente nEle alcançaremos a força contra o medo ("no dia em que temer, hei de confiar em Ti" - já dizia o salmista). O medo fez que Adão se escondesse de Deus.
- Não se espantar
Uma máxima filosófica é esta: "há mais coisas entre o céu e a terra do que imagina a vã filosofia". O sábio Salomão, em Eclesiastes, diz: "não há nada de novo embaixo do sol", isto é, as coisas que acontecem hoje com uma pessoa, tanto na área sentimental, física ou espiritual, já aconteceram, de certa forma, com outras pessoas. Os problemas e aflições que hoje passamos foram experimentados no passado e muitos saíram vencedores.
- Esforçar-se
- Ter bom ânimo
- Não desviar-se da Lei do Senhor
- A Palavra do Senhor deve estar na boca e no coração
- Meditação na Palavra de Deus
- Não temer
- Não se espantar
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
AS FIGURAS SIMBÓLICAS DO ESPÍRITO SANTO

Alguém disse uma vez que o ensino adequado "torna os ouvidos dos homens em olhos". Isto é exemplificado na Bíblia por tipos, parábolas, comparações e metáforas. As verdades espirituais são apresentadas numa multiplicidade de figuras terrestres.
A pessoa e a obra do Espírito Santo são ilustradas nas Escrituras por várias figuras simbólicas. Essas figuras simbólicas podem ser objetos, pessoas ou evento, que prefiguram um outro objeto, pessoa ou evento. Nessa lição queremos examinar algumas destas figuras simbólicas do Espírito Santo. Deve ser lembrado que há figuras que podem especificar mais de uma pessoa ou evento.
I. POMBA
Em João 1:32, encontramos o Espírito tomando a forma de uma pomba. As caraterísticas da pomba fazem dela um tipo apto do Espírito que são a sua beleza, suavidade, limpeza e a característica de ela ser facilmente incomodada (Efésios 4:30). A pomba também é inofensiva (Mateus 10:16) e calma. Outras referências nas Escrituras onde este tipo é usado são as seguintes:
- Gênesis 1:2, pois o Espírito é visto afagando a criação como um pássaro sobre o seu ninho.
- Gênesis 8:6-12, uma pomba é solta da arca por Noé. Aqui encontramos pelo menos duas figuras do Espírito Santo.
1. A pomba, não como o corvo, recusou-se a continuar do lado de fora da arca, onde nenhum lugar limpo podia ser encontrado. O Espírito, obviamente, só habita naqueles que têm sido lavados pelo sangue de Cristo.
2. A pomba trouxe de volta uma folha de oliveira como um sinal de esperança para aqueles que estavam na arca. Isso prefigura o Espirito que traz a segurança da salvação para os que estão em Cristo.
Observação: É interessante notar que o corvo era um pássaro abominável (Levítico 11:15). Aves também são usadas na Escritura como figuras de espíritos demoníacos (Mateus 13:4, 19; Apocalipse 18:2).
II. ÓLEO / AZEITE
O óleo de oliveira (azeite) foi um artigo de grande importância na Palestina, sendo usado como comida, remédio, iluminação e unção. É um tipo constante do Espírito Santo tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento.
A. Em Êxodo 40:9-11, aprendemos que o tabernáculo e os móveis deveriam ser ungidos com azeite. Como o tabernáculo era uma figura de Cristo, o azeite figurou Cristo sendo ungido pelo Espírito.
B. Em Êxodo 27:20-21, notamos que o interior do tabernáculo era iluminado pelo uso de óleo de oliveira. Como os pertences eram figuras de Cristo, a interpretação é fácil. Sem a iluminação do Espírito de Deus ninguém poderia ver as glorias do nosso Salvador.
C. Em Levítico 14:14-18, aprendemos que na purificação de uma lepra, foram usados tanto o sangue quanto o azeite. Isto revela que: quando alguém é convertido e curado do pecado, operam tanto o sangue de Cristo quanto a pessoa do Espírito Santo.
D. Os profetas, sacerdotes e reis sendo ungidos prefiguravam a Cristo como nosso profeta, sacerdote e rei.
E. Em Levítico 2:1, encontramos a flor de farinha (um tipo da carne imaculada de Cristo) que foi ungida com azeite (um tipo do Espírito Santo).
F. O óleo é freqüentemente associado, na Bíblia, a curas (Isaías 1:6; Lucas 10:34; Marcos 6:12-13). O Espírito Santo sara espiritualmente.
III. ÁGUA
A água é um tipo comum do Espírito Santo na salvação. O espaço proíbe-nos de nos aprofundarmos neste tipo como gostaríamos:
A. A água é a fonte da vida. Sem água este mundo seria um cemitério desolado e ressecado. Da mesma forma é a presença do Espírito que traz vida e fruto espiritual para as nossas vidas (Galátas 5:22; Isaías 44:3; Atos 2:17).
B. A terra tem abundância de água. Os remidos também têm uma fonte abundante do poder do Espirito (João 7:38).
C. É necessária água para a limpeza. É o Espírito quem limpa nossos corações na regeneração e, continua nos purificando quando diariamente nos aproximamos de nosso Pai celestial (Tito 3:5; Êxodo 29:4).
D.O Espírito Santo é comparado à água viva vinda de um córrego constante. Ele é de todas as formas superior aos poços e às poças estagnadas deste mundo. Enquanto os prazeres desta vida desaparecem e acabam, o Espirito de Deus continua sendo uma fonte interior de vida e gozo (João 4:14; 7:37-39).
IV. VENTO
O vento é um tipo especial do Espírito porque a palavra "espirito" também pode ser traduzida como "vento" (veja capítulo 1). Nosso Senhor usa vento como um tipo do Espirito (João 3:8).
A. O vento é invisível na sua obra (João 3:8). Cristo assim revelou a insensatez de conectar a regeneração com sinais visíveis como o batismo.
B. O vento não é controlado pelos homens (João 3:8). O Espírito Santo é soberano em Suas operações.
C. A presença do vento é percebida pela sua influência (João 3:8). Da mesma forma a presença do Espírito Santo é conhecida pela Sua influência nos corações.
D. O vento é poderoso (Atos 2:1-2). O Espírito Santo pode quebrar o coração mais duro.
E. Assim como que o vento move um barco a velas, o Espírito de Deus moveu aqueles que escreveram as Escrituras (II Pedro 1:21).
F. Da mesma maneira que o vento seco pode murchar a beleza da natureza, o Espírito Santo pode secar o coração orgulhoso através da Sua obra de convicção (Isaías 40:6-7).
V. FOGO
A. Em Atos 2:3, vemos que o fogo era um sinal da presença do Espírito. Vemos no Velho Testamento que o fogo é uma evidência da presença do Senhor (Êxodo 3:2), da aprovação do Senhor (Levítico 9:24) e da proteção do Senhor {Êxodo 13:21}. Talvez, todas essas idéias estejam incluídas em Atos 2:3.
B. Em Apocalipse 4:5, o Espírito é simbolizado por sete lâmpadas de fogo. O número sete tem confundido algumas pessoas, mas parece referir-se ao perfeito conhecimento dado a Cristo, o ungido de Deus (Isaías 11:1-4; Apocalipse 5:6).
Conclusão
De forma alguma temos tratado de todas as figuras simbólicas do Espírito na Bíblia, e não temos nos profundado em cada figura já tratada. Que está lição sirva para encorajar o leitor em seus estudos.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
PAULO, O SERVO MODELO (Atos 20)
- Servindo ao Senhor (vv 19)
2) A ternura do servo
- Com muitas lágrimas
- Admoestar com lágrimas (vv 19 e 31)
3) A humildade do servo
- Com toda humildade (vv 19)
4) A mensagem do servo
- Arrependimento para com Deus, e da fé
5) A aflição do servo
- Me esperam cadeias e tribulações (vv 23)
6) A firmeza do servo
- Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira... (vv 24)
7) A consagração do servo
- Não tenho a minha vida por preciosa... (vv 24)
8) A alegria do servo
- Que cumpra com alegria... (vv 24)
9) A fidelidade do servo
- Estou limpo do sangue de todos (vv 26 e 27)
10) A advertência do servo
- Olhai por vós... (vv 28)
11) A recomendação do servo
- E agora, irmãos recomendo-vos a Deus (vv 32)
12) A oração do servo
- E orou com todos eles (vv 36)
13) A despedida do servo
- E o acompanharam até o barco (vv 38)
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
OS DEVERES DA JUVENTUDE
1) OS DEVERES DA MOCIDADE:
- Obedecer a Deus (Dt 30.2)
- Temer a Deus (Pv 24.21)
- Lembrar-se do seu Criador (Ec 12.1)
- Honrar os pais em harmonia com Bíblia (Pv 6.20-23; Ef 6.1,2)
- Honrar os idosos (Lv 19.32; I Pe 5.3)
2) OS PERIGOS DA MOCIDADE:
- Buscar os prazeres mundanos (Pv 21.17; Is 47)
- Desejar ser um pródigo (Lc 15.30; Pv 29.3; Tg 5.5 e 2 Pe 2.18)
- Amar a glutonaria (Pv 23.1-3; Fl 3.19)
- Viver a orgia (Jz 9.27; Gl 5.21)
- Amar as vestes extravagantes (Is 3.16,18,24; Mt 6.28,29; 2 Re 9.30-37)
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
O ENGANOSO CORAÇÃO DO HOMEM
1) Um coração enganoso arruinou Judas (Lc 22.3)
2) Um coração enganoso cegou o ladrão (Lc 23.39)
3) Um coração enganoso fez de Caim um assassino (Gn 4.8)
4) Um coração enganoso é cheio de corrupção (Mc 7.21-23
5) O terrível exemplo de Ananias (Atos 5.1-3)
6) O pecador deve ser instruído contra o engano (Is 58.1)
7) Não vos deixeis enganar (Gl 6.7)
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
FAMÍLIA EM CRISE - Mc 5.21-24, 35-43.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009
PAZ ( Gen. 28:18-22)
Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo Me guardar neste caminho que vou seguindo, Me der pão para comer e vestes para vestir, De modo que eu volte em paz à casa de meu pai
TOPICO I: Se Deus for comigo
É importante a avaliação das condições de nossas vidas, para ver o que é possível fazer para melhorar, e se propor e se empenhar nisso, pois é possível ao que crer.
Observar que o vazio em sua vida é a falta de Deus.
TÓPICO II: me guardar neste caminho
Buscar a libertação e a proteção de Deus, apresentando todos os seus projetos pedindo a aprovação e a direção do Senhor antes de começar a agir, para ter certeza que tudo dará certo.
TÓPICO III: me der pão para comer e vestes
Passar a desfrutar de todas as provisões que trazem uma vida repleta e abundante no Senhor.
TÓPICO IV: que eu volte em paz à casa de meu pai
A paz com certeza é uma coisa essencial, pois se saírmos de casa em paz com certeza tudo irá fluir com mais facilidade, e alcançaremos as demais coisas.
TÓPICO IV: de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo
Deus só tem compromisso com quem tem compromisso com a sua obra.
CONCLUSÃO:
Jacó encontrou a solução
A solução para nossas vidas é buscar em Deus, apresentando a Ele todas as nossas ansiedades.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
O ADVOGADO MAIOR (I Jo 2:1-5:)
Quanto mais problemas surgem entre as pessoas, mais aumenta o número de advogados. Entre estes se destacam os mais competentes nas mais diversas áreas do direito, e entre estes alguns chegam mesmo à fama pela grande habilidade com que defendem os seus clientes. Mas o maior de todos os advogados é capaz de resolver todo tipo de causas, inclusive as que se relacionam com o céu e com vida eterna.
1. A Maior De Todas As Causas
1. I Jo 2:1 => Essa causa é o pecado - Quando pecamos, transgredimos a lei de Deus, e somos culpados, mas contra essa causa há livramento, para nos tornarmos livres.
2. Lc 15:18 => Essa causa é contra o céu - Ao cometer o pecado estamos contra o céu, onde é habitação do Senhor, sendo assim estamos contra Deus.
3. Rm 5:12 => Essa causa entrou no mundo pelo homem - Deus deu o domínio ao homem, quando o homem pecou, eis que tudo foi contaminado, pois o homem assim permitiu, mas também por um homem o pecado foi aniquilado; e somos livres pelo advogado perfeito.
4. Rm 3:23 => Essa causa condenou todas as pessoas - O pecado condenou a todas as pessoas, pois dominou sobre o homem e com isso fomos destituídos da glória de Deus.
2. O Maior De Todos Os Advogados
1. I Jo 2:1 / Jr 23:6 => Ele é o Cristo, o justo, o único - Jesus é o maior advogado, pois deu sua própria vida pelos pecadores, para que os tais tivessem vida novamente.
2. Rm 3:24 / Hb 8:12 => Ele advoga gratuitamente, pois é misericordioso - Quando precisamos do advogado Jesus, Ele está pronto para nos atender, sem querer cobrar, pois Ele nos dá a sua graça (favor imerecido). A sua misericórdia faz com que não se lembre de nossos pecados, sendo assim somos justificados.
CONCLUSÃO
Só Jesus, o maior de todos os advogados, pode resolver a maior de todas as causas. E Ele faz isso gratuitamente, quando estamos nele e guardamos os seus mandamentos e sua Palavra. (I Jo 2:2-5).
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
ELOGIOS DO MUNDO...
Lucas 6, 26 - Ai de vós, quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.
O homem natural possui um orgulho natural e uma soberba que o fazem almejar sempre o reconhecimento e o elogio das outras pessoas. Seu ego busca sempre o aplauso e fica feliz quando as pessoas falam bem dele. Isso é natural e próprio de nós, seres humanos. Queremos que o mundo refira-se a nós com palavras de concordância e elogio. Alguém dirá: mas nós não somos mais deste mundo. Certo, mas continuamos a ser corpo, alma e espírito. O corpo é de natureza corrupta e mundana.
Vejamos, então o que é este mundo. Logicamente que não é a natureza irracional. O mundo no contexto a que nos referimos, "são todos os homens". E qual é a condição natural deste mundo? Em sua primeira epístola o apóstolo João declara que "Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 5, 19". Ora, quem jaz esta totalmente entregue. Não tem mais vontade própria e é completamente dominado. O mundo, então está entregue ao Diabo e seus anjos maus. Isto acontece desde que nosso primeiros pais pecaram e foram expulsos do Paraíso. A confirmação de tal poderio do Maligno está naquilo que ele disse quando da última tentação a que submeteu Jesus, no deserto: Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Mateus 4, 8-9. O mundo foi criado por Deus e como um todo lhe pertence. Mas os reinos e a glória deste mundo estão sob o domínio do maligno.
Um dia nós fomos separados desse mundo mau e alçados à condição de Filhos de Deus, conforme João 1-12: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filho de Deus: aos que crêem no seu nome". Porque cremos no nome de Jesus, não pertencemos mais a este mundo. Em tal sentido somos santos: separados para Deus. Isto quer dizer que não estamos de acordo com o que a absoluta maioria, ou como diz Jesus, todos os homens, praticam. Na condição de filhos de Deus precisamos, não só não praticar, como combater sem tréguas as obras do mundo, pregado aos homens a Salvação que consiste em crer em Jesus e declarar seu senhorio sobre nossas vidas.
Somos, assim, profetas verdadeiros da palavra de Deus. Em tal condição será inevitável que mundo entre em conflito conosco. Certamente o Diabo não ficará passivo diante do ataque que promovemos ao seu reino, roubando-lhe almas que jaziam em seu domínio.
O que esperar então de todos os homens? Certamente que não serão palavras elogiosas nem aplausos. O mundo vai repelir-nos e procurar nos destruir.
O Mestre está nos dizendo que não podemos esperar elogios do mundo, se somos verdadeiros profetas. Tais elogios o mundo reserva aos falsos profetas. Se somos de Cristo estaremos sujeitos a receber as flechas inflamadas do maligno. Se pregamos e praticamos o verdadeiro cristianismo seremos, inevitavelmente, combatidos pelo mundo e não podemos esperar qualquer reconhecimento da parte deste. Afinal, estamos batendo de frente com o Inimigo e saqueando o inferno.
Bendito Seja o Nome do Senhor Jesus.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
ALEGREI-ME QUANDO ME DISSERAM... (Salmos 122:1)
Uma das expressões mais visíveis de alegria é o riso! Hoje em dia a própria ciência reconhece que o riso é terapêutico (existe até a terapia do riso) A Bíblia já dizia: “...o coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos... (Pv 17:22)
Meios de comunicação investem pesado no humor
Mas este trecho nos fala de uma alegria diferente; uma felicidade que deve invadir nossos corações em pensarmos: “Vamos à Igreja”
1. Por quê muitos não se alegram?
a) Estão fora de sintonia
É irritante um rádio ou uma T.V. fora de sintonia
Você só ouve chiado, Não consegue discernir as cores, Perde o prazer...
Fora de sintonia não conseguimos ouvir a voz de Deus! Jó 34:2,3 ...o ouvido prova as palavras como o paladar experimenta a comida...– quando o ouvido não ouve é como gripado que não sente paladar!
Por três vezes Deus falou com Samuel e somente na 4ª vez ele percebeu que era Deus falando! I Sm 3:10
b) O coração está em outro lugar
Mt 6:21...porque onde estiver vosso tesouro, aí estará o vosso coração...
Muitos estão somente fisicamente , mas o coração está longe:... nas dívidas... no serviço....
Lembrai-vos da mulher de Ló... Lc 17:32 (coração em Sodoma)
Onde está seu coração meu irmão?
c) Estão em pecado
Is 30:9,10...dizei-nos coisas aprazíveis e vede para nós enganos...
Este pastor é muito duro! Vive pregando contra o pecado! Tem que ser mais Light, menos radical!!! “..duro é este discurso...quem o pode ouvir?” Jo 6:60
Quantos crentes carnais! Não querem mudança de vida! Querem cristianismo de conveniência!
2. O que fazer para recuperar a alegria?
a) Temos que desejar estar na casa de Deus
“...assim como o cervo brama pelas águas, minha alma suspira por Ti, ó Deus...” (Sl 42:1)
O cervo procura as águas para despistar o inimigo que sente o seu cheiro.
A Igreja é nosso refúgio... o inimigo não tem poder...
b) Temos que valorizar estar na casa de Deus
“...bem aventurados os olhos que vêem o que vós vedes...muitos profetas e reis desejaram ver o que vedes e ouvir o que ouvis...” Lc 10:23,24
Quantos queriam Ter o privilégio que temos...liberdade de cultuar a Deus...Liberdade de dizermos quem somos!
“...vem dias que enviarei fome...fome de ouvir a Palavra do Senhor...” Am 8:11
c) Reconheça teus pecados e confesse-os
“...tem misericórdia de mim... purifica-me... lava-me.... torna a dar-me a alegria ” Sl 51:1,7,12
O problema não está no Pastor...no coral...na liturgia...e muito menos em Deus
O problema está em você!!!
“...isto é enfermidade minha...” Salmos 77:10
Conclusão: Tire a cera dos seus ouvidos...coloque sua vida em ordem com Deus. Deus está falando! Você não está ouvindo! Tenha hoje a mesma disposição de Samuel: “Fala Senhor...pois o teu servo ouve!”